Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Injetáveis para recuperação pré e pós-carnaval – Blog

Injetáveis para Recuperação Pré e Pós-Carnaval

O Carnaval, conhecido por sua intensa celebração e diversão, traz consigo desafios significativos para a manutenção da saúde e bem-estar, especialmente devido às longas horas de festa, calor extremo e consumo excessivo de álcool. Para médicos e profissionais da saúde especializados na aplicação de injetáveis, compreender estratégias eficazes para minimizar os danos físicos e nutricionais durante este período é crucial.

 

Hidratação e reposição de eletrólitos: uma prioridade

O carnaval é uma época de diversão para muitos e que vem se aproximando. Com ele, muitas horas de folia, festas, calor intenso, mas nada disso pode ser desculpa para deixar os cuidados com a saúde e a nutrição de lado. Na verdade, é exatamente o contrário.

 

Hidratação é prioridade no verão

 

No verão, época do carnaval, o aumento da transpiração exige atenção especial à ingestão de líquidos. Reforçar a hidratação ajuda a repor a água perdida e a manter a homeostase. A necessidade diária de água varia conforme características individuais, como peso corporal, e fatores externos, como clima, ambiente e nível de esforço físico.

Muito além da água eliminada, a importância da reidratação vai mais além. Ao eliminar a água, o nosso organismo elimina juntamente alguns eletrólitos que são minerais responsáveis pelo equilíbrio e pelo transporte da água para o meio intracelular, mas que também são essenciais a diversas outras funções, como por exemplo contribuir para os impulsos elétricos necessários aos movimentos musculares.

 

A importância da reposição de eletrólitos

 

Em épocas como esta, os eletrólitos tendem a entrar em desequilíbrio devido à eliminação excessiva de minerais pelo suor e pela urina.
O ritmo intenso das festas, somado ao consumo de bebidas alcoólicas, pode provocar perdas ainda maiores de eletrólitos, especialmente se houver episódios de diarreia ou vômito.

Com base nessas informações, a hidratação precisa oferecer uma combinação de água e elementos essenciais. Bebidas hidratantes podem ser uma opção interessante, desde que a composição seja avaliada com atenção.
Muitas fórmulas contêm excesso de açúcares e não oferecem todos os nutrientes necessários para a reposição. Mesmo quando os nutrientes estão presentes, a biodisponibilidade costuma ser baixa, o que compromete a eficácia.

A via endovenosa como estratégia de reposição

 

Existe solução. A via endovenosa pode ser uma alternativa para reposição de nutrientes antes, durante e após a folia.
É possível repor minerais essenciais, aminoácidos e vitaminas do complexo B, otimizando a recuperação e a manutenção do metabolismo.

Durante o carnaval, a qualidade das refeições tende a piorar, com muitos foliões optando por fast food e refeições pobres em nutrientes.
Nutrólogos recomendam cuidados antecipados para aqueles que não mantêm bons hábitos alimentares.
O ideal é iniciar a reposição de nutrientes antes da semana de carnaval, visando regular o metabolismo e minimizar o desgaste físico.

O objetivo é repor os estoques de nutrientes que se perdem com facilidade e oferecer suporte ao corpo para enfrentar o ritmo intenso dessa época.

 

Antioxidantes: excelentes aliados na proteção hepática e dérmica

 

Outra classe de substâncias engloba muitas possibilidades dentre as estratégias de suplementação. Os antioxidantes têm papel chave na proteção hepática e também na pele. Eles potencializam a proteção contra os raios UV nessa época em que a radiação é ainda maior. Mas o uso desses não substitui os cuidados com a pele, como uso de protetor e hidratantes. Além de neutralizar os radicais livres, essas substâncias (com destaque especial para a vitamina C) são capazes de impedir a degradação de fibras colágenas essenciais à firmeza e sustentação dérmica.

 

Intervenções nutricionais contra os efeitos do álcool

 

Para os foliões que exageraram no consumo de álcool, uma intervenção nutricional pode auxiliar aliviando inclusive os sintomas da ressaca. O consumo de álcool atrapalha a absorção de nutrientes e pode aumentar a inflamação crônica, o processo de estresse oxidativo além do desenvolvimento da fadiga (especialmente na ressaca).

A suplementação com cofatores mitocondriais, como D-ribose e L-carnitina, melhora o processo de β-oxidação e ajuda a neutralizar a fadiga e o mal-estar.
A cafeína, pelo seu potencial estimulante, também contribui para esse efeito.

Antioxidantes como o NAC e aminoácidos como a metionina, que auxiliam o metabolismo hepático e a remoção de agentes tóxicos, favorecem o melhor funcionamento do fígado e reforçam a estratégia terapêutica.

De uma maneira geral, os estudos conduzidos apresentam falhas nas metodologias no que diz respeito à intervenção farmacologicamente ativa para o tratamento ou prevenção da ressaca induzida pelo álcool; contudo, a utilização desses nutracêuticos bioativos pode auxiliar os médicos no manejo dos etilistas e ainda aliviar os efeitos colaterais provenientes do consumo do álcool, que são mais intensos durante o carnaval.

Você é profissional da saúde habilitado e quer saber mais sobre suplementos para recuperação pré e pós-carnaval, terapias nutricionais injetáveis e outras possibilidades terapêuticas? Clique aqui e fale com uma de nossas consultoras farmacêuticas.

 

Referências:

Coppersmith V., Hudgins S., Stoltzfuz J., Stankewicz, H. The use of N-acetylcysteine in the prevention of hangover: a randomized trial. Scientific reports. 2021; 11.

Moslemi M., Jannat B., Mahmoudzadeh M., Ghasemlou M., Abedi A.S. Detoxification activity of bioactive food compounds against ethanol-induced injuries and hangover symptoms: A review. Food Science Nutrition. 2023; 11(9).

Compartilhe: